6.3.13

lacunas

Uma das características mais proeminentes do lado esquerdo do cérebro é sua habilidade de tecer histórias. Essa porção de contador de histórias do centro de linguagem é especialmente projetada para dar sentido ao mundo que nos rodeia, tendo por base quantidades mínimas de informação. Ela funciona valendo-se de quaisquer detalhes disponíveis e trabalhando com eles, e depois os urde em formato de história. O mais impressionante é que o lado esquerdo do cérebro é brilhante em sua capacidade de criar coisas e preencher as lacunas existentes entre os dados factuais. Além disso, durante o processo de gerar uma história, o hemisfério esquerdo é genial em sua habilidade de forjar cenários alternativos.
(...)
Quando os centros de linguagem de meu hemisfério esquerdo se recuperaram e se tornaram novamente funcionais, passei a dedicar muito tempo à observação de como meu contador de histórias tirava conclusões tendo por base informação mínima. Por muito tempo, considerei cômicas essas táticas. Pelo menos até perceber que o lado esquerdo de minha mente realmente esperava que o restante de meu cérebro acreditasse nas histórias que ele criava! Durante essa ressurreição do personagem e das habilidades do lado esquerdo, tem sido extremamente importante que eu retenha a compreensão de que esse lado de meu cérebro está fazendo o melhor que pode com a informação de que dispõe para trabalhar. Preciso lembrar, porém, que há enormes lacunas entre o que sei e o que penso saber. Aprendi que tenho de ser muito cautelosa com o potencial do meu contador de histórias para formular drama e trauma.

Jill Bolte Taylor, 'A Cientista que curou seu próprio cérebro'